segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quem tem boca, literalmente, se vira em Roma.

Aquele provèrbio e' a mais pura verdade: quem tem boca, vai a Roma. Eu completo com nao apenas vai como se vira muito bem (peco desculpas pelo teclado. Nao acho nada aqui). Cheguei as 7h30 da manha no aeroporto de Malpensa, em Milao. O lugar e' bonito, chique e tem mais free-shops do que aeroporto americano. Alias, free-shop e lojas de marca.

Nao dormi nada a noite. Me virava feito um piao e quase chegando, dei uma cochilada rapida. O duro foi ter que esperar o voo de milao para roma que saiu 4 horas depois da minha chegada. Fiquei feito um zumbi feio de camiseta andando de uma loja para outra. Alias, o povo de milao se veste super bem.

Pontualmente 11h20 o voo saiu de milao rumo a roma. Aviao pequeno, mas deu para cochilar um pouquinho mais. Ai vai uma dica: procure um voo direto. Se voce reservar com boa antecedencia vc vem direto e evita essa canseira toda.

Chegando em Roma, o aeroporto e de assustar: grande pra caramba. Sai apos uma checagem da Policia Federal e fui perguntar sobre como ir para Roma, ja que o aeroporto Leonardo da Vinci fica bem longe da cidade. No balcao de informacoes turisticas, uma decepcao. O atendentente nem se dignou a terminar seu telefonema, simplesmente parou de falar e com a maior ma vontade balbuciou "secondo piso". Bom, eu ia ter que me virar com isso. Descobri que o secondo piso te leva para a estacao de trem. Comprei um bilhete para a estacao Termini por 11 euros e esperei o trem chegar. Ele vai direto do aeroporto para a famosa Termini. Alias, que estacao gigantesca. Se prepare para andar dentro dela. Fui ate o metro, linea A, desci na estacao Otaviano (em frente a entrada do Vaticano) e peguei o onibus 32. O motorista do onibus nao entendeu nada do que falei, mas com a ajuda do povo ao redor, ele me deixou do lado do albergue.

O Albergue e grande, bem equipado, mas nao se parece em nada com um hotel. A unica coisa que lembra um hotel e' a recepcao. Os quartos sao limpos, 6 camas em cada um e um banheiro enorme comunitario. Ah, os locais de banho tem portas. Sua localizacao e' excelente: da pra ir a pe' ate' o Vaticano e outras atracoes. O que nao compensa andar, pega-se um dos varios onibus que passam ao lado do albergue.

A dica e' comprar um passe de transporte publico que permite que voce ande 4 dias diretos quantas vezes voce quiser em qualquer tipo de transporte. Isso e' uma vantagem, pois assim economiza nas andancas.
Cada bilhete de metro custa 1 euro e garante seu transporte por 75 minutos. Depois disso, perde a validade.

Bom, eu vou parar agora e ir dormir. Amanha o dia promete muitas andacas. Vou comecar pelo meu monumento favorito: Coliseo.

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário